Início Formula 1 Indy Stock Truck Turismo Rally Outras Categorias
Notícias Turismo WTCC DTM Le Mans Series GT3 Porsche Cup Trofeo Maserati Copa Clio

FIA WTCC | Etapa de Curitiba

Em nova casa, Muller sai na pole
na abertura do WTCC em Curitiba

Domingo, 7 de Março de 2010, 12:36

WTCC

Muller, Chevrolet

Yvan abre o sorriso após a pole e a boa performance dos carros Chevrolet

Redação ULTIMAVOLTA.com

O francês Yvan Muller estreou com o pé direito pela equipe oficial da Chevrolet e garantiu a pole da prova que abre neste domingo (7) a temporada do Campeonato Mundial de Carros de Turismo no Autódromo de Curitiba-Pinhais. Com o modelo Cruze, o campeão de 2008 dominou a sessão classificatória que definiu o grid e bateu o espanhol Jordi Gené, seu antigo parceiro na equipe SEAT, por apenas 32 milésimos de segundo. O brasileiro Augusto Farfus, da BMW, sai em 7º lugar.

A grande surpresa do treino classificatório foi o resultado decepcionante registrado pelo time oficial de fábrica da BMW. De nada adiantou Farfus liderar o teste da sexta-feira e o treino livre da manhã deste sábado. Na hora da verdade, os modelos 320si foram atropelados pelos SEAT León TDI e pelos Chevrolet Cruze, que se deram melhor na troca de vácuo. Farfus sairá apenas em 7º, logo atrás do parceiro britânico Andy Priaulx, tricampeão da categoria.

WTCC

Gené, SEAT

Com o SEAT, Gené se infiltou entre os modelos Chevrolet e ficou com a 2ª posição

Muller repetiu a pole do ano passado, quando venceu a corrida inaugural do campeonato. "Foi uma boa maneira de começar o ano", comemorou o francês, que no fim de 2009 deixou a casa espanhola para comandar o ambicioso projeto da Chevrolet de quebrar a hegemonia imposta por BMW e SEAT. "O jeito de a equipe trabalhar é diferente daquela à que eu estava acostumado, mas a pole mostra que estamos no caminho certo", afirmou.

Gené (irmão de Marc Gené, test-driver da Ferrari na Formula 1) impediu uma trinca da Chevrolet nos últimos instantes do Q2, a segunda parte da tomada classificatória reservada aos 10 mais rápidos da primeira. Na primeira parte, o britânico Robert Huff já dava uma amostra do potencial do Cruze ao cravar a melhor volta com o novo recorde oficial da pista - 1min23s630 - e superar a marca conquistada por Muller há exatamente um ano.

WTCC

Farfus e Priaulx, BMW

Único brasileiro, Farfus sai em 7º com a BMW; Priaulx, no outro carro alemão, é o 6º

"Estou contente porque há poucos dias eu sequer sabia se viria a Curitiba", lembrou Gené, que só acertou com a equipe independente SR na segunda quinzena de fevereiro. "Foi um grande esforço para todos nós, pilotos e mecânicos, porque não fizemos nenhum teste de pré-temporada", lembrou o espanhol.

A primeira etapa tem largada prevista para as 14h20 e a duração da corrida será de 25 minutos. Como os carros partirão em movimento, Gené poderá se aproveitar da melhor aceleração do motor turbodiesel em relação aos movidos a gasolina que equipam os Chevrolet Cruze que fecham as duas primeiras filas. "É uma vantagem, sem dúvida, mas os Cruze são bastante rápidos de reta", ressalvou. "O importante será não errar e tentar marcar o máximo de pontos possível."

WTCC

Menu, Chevrolet

O modelo Cruze tenta desbancar o dmínio da BMW e SEAT. Este é do suíço Alain Menu

Confira o grid da etapa de abertura do WTCC em Curitiba:

1) Yvan Muller (França), Chevrolet Cruze, 1:23.725
2) Jordi Gené (Espanha), SEAT León TDI, + 0.032
3) Alain Menu (Suíça), Chevrolet Cruze, + 0.104
4) Robert Huff (Grã-Bretanha), Chevrolet Cruze, + 0.108
5) Gabriele Tarquini (Itália), SEAT León TDI, + 0.109
6) Andy Priaulx (Grã-Bretanha), BMW 320si, + 0.230
7) Augusto Farfus (Brasil), BMW 320si, + 0.256
8) Michel Nykjaer (Dinamarca), SEAT León TDI, + 0.436
9) Tom Coronel (Holanda), SEAT León TDI, + 0.600
10) Norbert Michelisz (Hungria), SEAT León TDI, + 1.201

11) Tiago Monteiro (Portugal), SEAT León TDI
12) Fredy Barth (Suíça), SEAT León TDI
13) Stefano d’Aste (Itália), BMW 320si
14) Darryl O’Young (Hong Kong), Chevrolet Lacetti
15) Mehdi Bennani (Marrocos), BMW 320si
16) Franz Englster (Alemanha), BMW 320si
17) Sergio Hernandez (Espanha), BMW 320si
18) Harry Vaulkhard (Grã-Bretanha), Chevrolet Lacetti
19) Andrei Romanov (Rússia), BMW 320si

O grid de largada para a segunda bateria, também de 25min, é definido de acordo com a chegada invertida dos pontuadores. O WTCC está com novo sistema de pontos, igual ao do Mundial de Rally. Os 10 primeiros recebem 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 ponto, respectivamente.