Formula 1 | Mercedes mostra novo timeMercedes apresenta equipe e dá largada à pré-temporada da F1Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010, 12:31 Vídeo oficial da Mercedes com o lançamento do time de F1 Redação ULTIMAVOLTA.com Um hiato de 55 anos e a Formula 1 foi novamente apresentada nesta segunda-feira (25) à Mercedes-Benz como equipe oficial. Em evento realizado para a imprensa e convidados no museu Mercedes em Stuttgart, a marca alemã mostrou o esquema de pintura a ser usado, parceiros comerciais, direção do time e os Nico Rosberg e Michael Schumacher - heptacampeão que volta à ativa após 3 anos, com desejo de mais um título.
Confira a análise do UV sobre a volta da Mercedes à F1
A largada para a primeira corrida da temporada 2010 da Formula 1, no Bahrein, só vai começar na segunda semana de março, mas as equipes já começaram a agitar a pré-temporada. A primeira a se apresentar foi justamente a maior novidade do ano, a Mercedes-Benz, que comprou a campeã Brawn GP e, de quebra, ainda trouxe Schumacher de volta à ativa. Em uma Brawn BGP 001 do ano passado, a Mercedes apresentou o layout de sua nova Flecha de Prata, com a cor típica adornada por detalhes em grafite escuro da fibra de carbono ‘crua’ e pequenos detalhes em verde-água do novo parceiro comercial Petronas, a companhia de petróleo da Malásia – que por muito tempo foi parceira da Sauber e posteriormente BMW na F1. O novo carro, que será batizado como W01 deve aparecer pela primeira vez em 1º de fevereiro. Getty Images Em uma velha Brawn, a Mercedes apresentou o novo layout do carro e os novos pilotos “Finalmente a temporada 2010 da Formula 1 está começando!”, confidenciou um sorridente Schumacher, que completou 41 anos em 3 de janeiro. “Dirigir novamente para a Mercedes-Benz é como fechar um ciclo para mim, já que comecei minha carreira de piloto com a estrela de três-pontos em meu capacete. Esta é outra razão pela qual eu mal posso esperar para que a competição comece”, disse o hepta. Michael correrá com o número 3, o mesmo que usou em 2000, quando acabou com o jejum de títulos da Ferrari, derrotando justamente a Mercedes que equipava a McLaren de Mika Häkkinen.
Confira a análise da parceria Schumacher-Mercedes
“Fazer parte do time das novas Flechas de Prata e de toda essa herança de corridas me deixa extremamente orgulhoso e motivado”, disse Nico Rosberg, que foi contratado como primeiro piloto, mas que agora é conhecido apenas como ‘companheiro de Schumacher’. O filho de Keke correrá com o número 4 e será o primeiro a testar o carro. Ross Brawn, que de dono de equipe passou a ser sócio minoritário, se mantém no cargo de diretor principal. O inglês, assim como Nico, ressaltou a tradição da marca como ponto positivo: “Em um primeiro olhar ao redor do museu, você percebe a fantástica herança de corrida da Mercedes-Benz e nós esperamos poder contribuir para que esses sucessos continuem daqui pra frente”, disse o dirigente campeão de 2009. Getty Images A trinca dirigente: Nick Fry, Norbert Haug e o 'capitão' Ross Brawn Nick Fry continua na coordenação executiva e Norbert Haug será o representante da Mercedes-Benz dentro do time – cargo que ocupava na aliança com a McLaren, que virou equipe ‘cliente’. O discurso de Haug é ambicioso: “Com a apresentação de hoje de nossa nova equipe Mercedes de Formula 1, começou um novo e certamente mais importante capítulo em mais de 100 anos de Mercedes-Benz no esporte a motor”, disse o alemão que também é vice-presidente da divisão de competição da marca de Stuttgart. Testes contados e muito restritos A pré-temporada dos times será bastante movimentada. A FIA estabeleceu apenas 4 datas para testes coletivos, com 4 dias de duração cada. Como a federação manteve a proibição de testes durante a temporada, as 13 equipes terão que aproveitar o máximo possível destes 16 dias de carros na pista. As 4 sessões serão em circuitos espanhois. Equipes torcem para que esta pré-temporada não seja como a anterior, em que a chuva que caía em toda a Europa atrasou a programação de várias equipes. Algumas delas ‘fugiram’ para testes em Sakhir, mas também foram surpreendidas por tempestades... de areia. Getty Images Ralf Schumacher foi prestigiar o evento do irmão. Ai que invejinha... Além das novidades de projeto dos novos carros – alguns partindo do zero -, um dos maiores desafios para os engenheiros será trabalhar com as mudanças de regras. A principal delas será o fim do reabastecimento, que demanda um tanque maior e todo um retrabalho para posicionar piloto, motor e câmbio. Carros serão mais pesados (de 605 para 620kg) e o KERS imposto em 2009 não será usado. A FIA não se mostrou disposta a alterar datas caso o tempo prejudique o trabalho dos times. Confira as datas FIA para testes coletivos:
1) De 1 a 3 de fevereiro: Valencia (Ricardo Tormo) A temporada 2010 da Formula 1 começa com o GP do Bahrein, no autódromo de Sakhir, em 14 de Março. A largada será às 9h, horário de Brasília. |
|
|||||||||||||||||||||||||